Saiba o que é o PIX, como se cadastrar e como fazer transferências sem pagar taxas

Saiba o que é o PIX, como se cadastrar e como fazer transferências sem pagar taxas

Novo sistema de transferência eletrônica já pode ser utilizado e, apesar de descomplicar transações, ainda deixa muitas dúvidas sobre o que fazer e se é seguro.

Foto: Banco Central

Desde o dia 16 de novembro, os clientes de instituições financeiras de todo o  Brasil podem usar o PIX para fazer transações financeiras, como transferência entre contas e entre bancos, pagamentos e até recebimentos, quando uma empresa ou uma pessoa física vende algum produto. É fácil se cadastrar no PIX e fazer as operações sem pagar tarifas aos bancos, na maioria dos casos.

O PIX substitui o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível), tipos de transações feitas quando você precisa mandar dinheiro para alguém que tem conta em outro banco.

Até agora, essas transferências podiam ser feitas somente nos caixas, terminais eletrônicos ou pelos aplicativos dos bancos para celulares. Mas, para isso, é preciso informar o nome completo, número da agência e da conta, CPF ou CNPJ e, além de demorar mais tempo para a transação ser concluída – no caso do DOC, é de até 24h – quando algum número é preenchido errado, a transação não dá certo e acaba sendo estornada. O cliente, em geral, não é avisado, tem de ficar de olho no extrato bancário.

Já com o PIX, basta ter a chave para efetuar as transferências.

Confira como se cadastrar no PIX e como fazer transferências e em que casos há pagamento de taxas:

Mas o que é chave PIX, afinal?

Chave foi a palavra escolhida Pelo Banco Central como um endereço da conta para onde o valor será enviado por meio do PIX.  Dessa forma, se você cadastra uma chave para sua conta no banco, ela será registrada para aquela conta e não poderá ser utilizada para nenhuma outra conta, seja sua, no mesmo banco ou outros bancos. Ela é exclusiva. Se você tiver mais de uma conta, precisa cadastrar a chave PIX em todas elas.

Na prática, se você vai mandar dinheiro para alguém, você pedirá a chave PIX dessa pessoa. No seu banco (caixas, terminais, internet banking ou aplicativo do banco no seu celular), você acessa o PIX e envia rapidamente – sem precisar informar todos os outros dados, como a conta e CPF.

Da mesma forma, se alguém vai mandar dinheiro para você pelo PIX, basta informar a sua chave e, rapidamente, o dinheiro estará em sua conta.

Como cadastro a chave?

O cadastro da sua chave é feito no banco ou instituição financeira onde você tem conta. Não é um aplicativo específico ou uma conta diferente. A chave se refere somente a sua conta.

Não acesso links que você receber pela internet. Os bancos não mandam mensagens para você fazer a sua chave. Basta entrar na sua conta corrente e procurar onde está o acesso ao PIX.

No aplicativo do banco, acesse ícone do PIX no menu para cadastrar sua chave. Podem ser cadastradas até cinco chaves para cada conta, no caso de pessoas físicas.

Já as pessoas jurídicas poderão cadastrar até 20 chaves.

A chave PIX pode ser o seu e-mail, o número do seu celular, CPF ou CNPJ ou uma chave aleatória que você pode escolher. A palavra deverá ter até 32 dígitos.

Além do aplicativo, o registro das chaves pode ser feito pelo internet-banking ou nas agências. Cada instituição financeira tem seus próprios procedimentos para o cadastro para os casos presenciais.

Passo a passo na Caixa Federal

Para cadastrar sua chave na Caixa Federal, o sistema é semelhante ao das outras instituições. Além de poder cadastrar nas agências, o cliente também pode fazer o registro pelo internet-banking ou pelo aplicativo, o que é muito simples.

– acesse o aplicativo e clique em PIX

– no menu que se abrirá clique em “cadastrar chave” e em “incluir”

– na tela seguinte, clique em “cadastrar chave” novamente

– um menu de opções de chaves com, “cpf”, “telefone”, “email”, e “chave aleatória” vai aparecer. Escolha uma das opções e clique em “cadastrar.

O sistema enviará uma mensagem para o seu celular ou email com o código de confirmação. Após inserido este código, a Caixa pedirá a senha de sua conta. Logo após esse processo, sua chave estará registrada.

Como usar?

Para efetuar transferências, acesse PIX no meu menu e informe a chave de quem receberá o valor

Para receber valores por meio de transferências eletrônicas, informe a sua chave PIX para o emissor.

Para pagar uma conta em algum estabelecimento você pode usar o sistema QR code. Neste caso, selecione no PIX do aplicativo de seu banco a opção PAGAR. Em seguida serão mostradas as opções PAGAR COM QR CODE ou PAGAR COM CHAVE PIX.

Para pagar com o QR Code, basta clicar na opção. A câmera do celular será acionada e deverá ser apontada para o código que estará visível no estabelecimento, caso haja. Se o estabelecimento não tem um QR Code disponível, a opção é efetuar o pagamento com a chave PIX informada pelo estabelecimento. 

Para receber

No caso de estabelecimentos comerciais optarem por receber pelo PIX, a maneira mais rápida é o QR Code. O próprio aplicativo do banco gera o código que, para facilitar, deve ficar exposto em lugar vísivel. O código tamb ém pode ser utilziado por pessoas físicas. Nesse caso, o pagador seleciona opção “pagar com Qr Code”, ew aponta a câmera do celular para o código QR Code fornecido pelo recebedor. A imagem deste código é semelhante à figura abaixo:

Tem taxa?

Sim e não.

O PIX é gratuito para pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI´S), mas há exceções.

– Quando receberem recursos via Pix para pagamento por venda de produto ou por serviço prestado;

– Quando usar os canais presenciais ou por telefone para realizar um PIX, quando os meios eletrônicos estiverem disponíveis. Exemplo: fechar uma transação em um estabelecimento, sem usar o aplicativo do celular quando ele estiver disponível.

Tem hora para usar?

Não. De acordo com o Banco Central, o sistema PIX foi criado para funcionar 24h por dia e as transações, em sua maioria, demoram até 10 segundos para serem concluídas.

Só bancos têm PIX?

O PIX não está restrito a bancos. Outras instituições financeiras e também instituições de pagamento (como algumas fintechs) podem ofertar PIX.

É seguro?

De acordo com o manual de segurança divulgado pelo Banco Central, o PIX tem os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional usado atualmente, que também serve para os DOC´s e as TED´s

As transações e os dados dos usuários devem são protegidos por criptografia e a autenticação, que obrigatoriamente devem fazer parte dos procedimentos adotados pelos bancos e instituições para evitar fraudes e prejuízos aos usuários.

Replicado de: https://www.cut.org.br/noticias/saiba-o-que-o-pix-como-se-cadastrar-e-como-fazer-transferencias-sem-pagar-taxas-7db6


Heitor N. Morais